1. Filmes políticos:
A temática política explícita tem sido tratada com frequência pelo cinema contemporâneo. Foram muitos os especialistas nesse tipo de abordagem, tanto no documentário quanto na dramatização de episódios autênticos. Nas primeiras décadas da história do cinema, seus principais cultores foram os soviéticos, especialmente Eisensrein, autor de “O encouraçado Potemkim e Strachka” (1924; A greve). Mais tarde, a partir da década de 1960, cineastas italianos dedicaram boa parte de suas carreiras às discussões políticas. É um tema importante, capaz de retratar realidades polêmicas em torno daqueles que se aproveitam do poder para tornarem-se donos do mundo.
2. Filmes de dramas sociais.
Os enredos de conotaçâo social estiveram sempre presentes ao longo da evolução do cinema. Nesse tema retratam-se assuntos do dia a dia: tragédias, indiferenças, conflitos, enfim, experiências pessoais e coletivas em todos os níveis da vida humana.
3. Filmes de policiais e de gangsterismo
Os argumenros tradicionais do gênero policial envolvem crimes e criminosos, policiais e detetives particulares, gângsteres e ladrões. O tema preferido tem sido o do submundo onde campeia a miséria econômica e moral do ser humano.
4. Filmes Melodramáticos.
Centrado nas paixões humanas, o meodrama realça o trágico e o dramático e desenvolve conflitos individuais. É parecido com os dramas sociais.
5. Filmes propagandas.
Os filmes de propaganda divulgam ideias sociais e políticas em defesa de determinada ideologia. Para melhor entender, apontamos como exemplo os primeiros a usá-los, quais foram os soviéticos. Na Itália fascista e na Alemanha nazista desenvolveu-se a propaganda política de exaltação racista e, depois da segunda guerra mundial, nos Estados Unidos, foram feitos filmes anticomunistas durante o período mais agudo da guerra fria.
6. Filmes de animações.
Os precursores do desenho animado foram os franceses Émile Reynaud e Émile Cohl. O maior impulso veio de Walt Disney e seus seguidores nos Estados Unidos. Esse tipo de filme é propriamente a história em quadrinhos posta em movimentos como a arte do exagero, do duradouro, capaz de quebrar todas as barreiras do espaço e do tempo. É a forma de a arte dialogar com todos os tipos de telespectadores sobre a sua fusão política, cultural, econômica, social, etc. O seu perfil é puramente ideológico.