1. Documentário ou filme factual.
O objeto do filme documental ou filme factual é ser o reflexo mais ou menos fiel da vida real. Esse gênero como mensagem não só serve para a comunidade atual como para a posteridade. Nesse tipo de gênero, o filme não-ficcional inclui o documentário propriamente dito, o filme factual, o de viagens, o educativo, de treinamento ou didático; os cinejornais ou noticiários - em desuso desde o aparecimento dos telejornais - e, para alguns, os desenhos animados.
2. Épicos e de aventuras
O filme épico e de aventuras revela um mundo heróico de conflitos e combates, de grandes cenários, nos quais predomina a ação. Esse gênero louva o passado de um país, seja através da coletividade e/ou individualidade, com temas revolucionários. Os protagonistas são eternos mitos, que servem de modelo a um país ou a uma comunidade. Esse gênero também reflete comumente nos desenhos animados, consoante às personagens extraídas das histórias em quadrinhos.
3. Guerra
Em tom patriótico ou crítico, os filmes de guerra apelam à violência como espetáculo.
Esse gênero, no cinema, surge a partir das duas guerras mundiais, quais inspiraram muitas produções.
4. Terror
A fantasia e o medo, despertos por personagens monstruosos ou sobrenaturais, como fantasmas, bruxas, demônios e vampiros, são os sentimentos a que apelam os filmes de terror. O gênero começou com o expressionismo alemão e depois, com o passar do tempo, se tornou mais descritivo e violento e alcançou o auge com séries seguidas de monstros ressuscitados dos cemitérios, etc.
5. Ficção científica.
As viagens interplanetárias, as experiências nucleares e as especulações sobre mundos futuros são os temas da ficção científica, gênero próximo ao terror e ao bélico. Nesse gênero os efeitos especiais superam a drarnaturgia.
6. Filme musical.
Chama-se musical o filme em que as sequências cantadas ou dançadas predominam. Nasceu com o cinema sonoro e se firmou nos Estados Unidos, com imitações em vários países, segundo o modelo dos espetáculos da Broadway.
7. Comédia.
Baseia-se a comédia no enredo e nas situações bem-humoradas e visa, sobretudo, ao riso. A mímica, que predominou no filme silencioso, cedeu lugar às piadas de duplo sentido, consagrando autores famosos em todos os países. Esse gênero visa situações ridículas, ambíguas, confusas e engraçadas. Serve de uma certa forma para satirizar a sociedade sobre todos os aspectos.